In

Filme: Estrelas além do tempo



O filme estreou em fevereiro deste ano, mas eu só consegui assistir a pouco tempo e me senti BEEEM impactada. 

O filme começa contando a história de Katherine Johnson que era menina negra com uma mente brilhante. Mas logo passa o tempo e mostra ela trabalhando na nada com mais um grupo de mulheres negras que eram calculadoras naquele tempo. E me senti horrível vendo como naquela época, mesmo depois da abolição os negros eram tratadas como se possuíssemos alguma doença contagiosa apenas por ter uma cor de pele diferente, com tudo separado, banheiro para negros, sala, até xícara e bule de café! Eu fiquei tentando me imaginar numa época assim. E tudo que consegui foi chorar. 
E é interessante ver como àquelas mulheres vão 'provando seu valor ' no decorrer do filme, que além de Katherine Johnson, conta também a história de Dorothy Vaughn e Mary Jackso

 Porém mesmo o filme contando uma história de 1960. Me senti representada em muitas situações. Pois ainda hoje os negros precisam provar o seu valor a cada dia. Os negros ainda precisam trabalhar 3x mais para mostrar que são capazes igual. (Leia o 'ano do sim' da Shinda Rimes e entenderá a referência) Ainda hoje 2017, eu sou 'a cota'. Sou analista de sistemas. 
Muita gente me olha e acha que sou a secretária. E eu sou a única mulher negra no meu projeto atual. Fui a primeira negra a ser contratada na antiga empresa onde eu trabalhava. Eu ainda preciso trabalhar 3x mais e não falhar para 'provar o meu valor'. Entendem onde eu quero chegar? 
Vivemos num racismo velado. Onde as pessoas dizem que evoluímos muito. Porém só enxergo inércia, quando todo nesse assunto as pessoas ignoram, não gostam de falar sobre isso. 
Dizem que há espaço para conversa porém, não precisamos apenas disso. E precisamos que todos tenham consciência disso. 
Vivemos em 2017 e assistindo o filme me senti em 1960.




-Duda.

Related Articles

0 comentários:

Postar um comentário

-

Popular Posts

Tecnologia do Blogger.