In Livro

Livro: QUEM TEM MEDO DO FEMINISMO NEGRO?



Hey Bloggres!!!

Hoje teremos uma resenha diferente.
É minha primeira resenha sobre um livro fora do campo de fantasia; De uma área social!
confesso que me sinto realmente adulta e culta só de ler esse livro, que foi minha irmã que me deu.
Este livro senti muito mais como uma conversa, para levantar a discussão sobre racismo e machismo. Problemas sociais (e inevitavelmente políticos), que pessoas como meu (mulheres negras), passamos a vida toda.

No inicio da leitura eu não me identifiquei muito, pois sou de uma geração depois da autora e obviamente cada pessoa tem uma vivência de vida, então certas situações que ela passou na infância eu não passei.
O me fez me questionar sobre como o ambiente em que crescemos tanto dentro, como fora de casa influencia muito no modo de me enxergar, assim como acredito que aconteceu com a autora e com todos nós. Mas é algo tão sutil que nem nos damos conta e o livro me fez ver isso também.

O inicio é muito como para contextualizar o livro, que no seu decorrer levanta diversos assuntos que a maioria das pessoas prefere ignorar referente ao racimo e feminismo. São textos, que não posso afirmar ser cronicas - em sua maioria escritas inicialmente no Carta Capital, onde ela trata essas questões com a seriedade que todos deveríamos tratar e não simplesmente dizer que é "vitimismo". O que mais gostei foi que ela o embasamento do livro, nada falado é com base no achismo da autora e sim com fatos históricos, com situações atuais onde o leitor pode ver como tudo está interligado. E que nada do que nós (mulheres negras) falamos é "mimimi" e sim fatos.

Acho o livro uma aula, melhor, um workshop que todos deveriam ler e refletir sobre suas ações, sobre em como podemos tornar nossa sociedade mais igual.
Tanto que não consigo agora destacar um trecho, pois acho ele todo lindo, importante, educativo. E qualquer trecho que destaque aqui não passará o contexto todo do livro.

Outra Resenha: Overdose literária

Related Articles

0 comentários:

Postar um comentário

-

Popular Posts

Tecnologia do Blogger.