In Comportamento Livro

Livro: Uma farsa da amor na Espanha

 Olá Bloggers!

Hoje vou fazer um resumo do livro que eu AMEI! Me surpreendeu muito.

Conterá spoiler. Apesar que o livro tem quase 500 páginas que valem muito à pena serem lidas, então meu singelo resumo não substitui a leitura completa.

Maas se mesmo assim for sensível, então, caso não goste, melhor ler outras resenhas/ resumos, geralmente no final da postagem coloco sugestões de leitura ;)

Uma farsa de amor na espanha – LivrosFilmes2017

(imagem: https://livrosfilmes2017.wordpress.com/tag/uma-farsa-de-amor-na-espanha/)


Bom, quando comprei (na verdade coloquei na lista), não sabia exatamente do que se tratava o livro, só achei legal o titulo "uma farsa da amor na Espanha".
A historia é uma engenheira que só tem ela de mulher na posição dela. E rolou uma identificação pois sou da área de TI e durante minha vida profissional por várias ocasiões só tinha eu de mulher em certos "cenários".
O livro retrata algumas/aquelas situações que só mulheres que trabalham em áreas majoritariamente masculina vão entender: que agente sabe que são machistas, mas a gente finge que não vê pelo bem da saúde mental ( e profissional/financeira).

A família da personagem principal Lina é enorme ela Espanha e ela mora/trabalha nos EUA. Contudo antes de se mudar ela namorou um professor da faculdade e ficou "falada" na cidadezinha dela mas não mal falada, só que lá tudo mundo sabe da vida de todo mundo, "cidade pequena" (mas em bairro de subúrbio também é assim, pelo menos onde eu morava era.)
Então assim que assumiram o namoro ela ficou "falada" pelo fato dele ser professor dela e o machismo é aquilo né!? "aaah! só passou por que dormiu com professor".

Contudo a irmã dela vai casar com o irmão desse ex (Daniel) na Espanha. E Daniel ficou noivo, com isso as pessoas da cidade natal dela passaram a achar que ela não superou e por isso "fugiu" pros EUA e agora todos tratam/olham ela com pena.

Para Lina não precisar lidar com tudo isso durante as festividades do casamento da irmã ela fala pra família que está namorando e que vai levar o cara pro casamento. O que logo se espalha pela cidade e cria-se uma especulação e expectativa sobre esse homem que ela até então não tinha falado.
Somente quando soube que o ex está noivo.
 

Entretanto que Lina não tem namorado, pois além dela ser workaholic tam também sempre que estar se provando (infelizmente, em certos ambientes a mulher precisa dar conta de mais coisas que deveria).

E é aqui que o livro começa (mas tudo que falei antes descobri durante o livro, claro!).

Pois quando ela está voltando do almoço falando pra amiga que ainda não conseguiu ninguém e falta 1 mês pro casamento, um cara do trabalho se oferece pra ir com ela. Só que ele não sabe da parte do namoro fake ainda.

E esse cara (Aron) e Lina não se dão bem; meio que rola uma competição amistosa/respeitosa entre eles.
Ela acha que ele não gosta dela por algumas situações que aconteceram quando ele entrou na empresa. e pelas alfinetadas que ele ainda "2 anos depois" joga pra ela.
 

Com isso ela obviamente não quer aceitar já que eles até então eram rivais.Para completar o chefe deles ainda manda ela organizar um evento sozinha, só q por ela ser mulher eles falam "você deve saber como organiza isso" (isso é retratado de forma constante no livro, e não uma opinião minha).
O evento será logo depois da volta de Lina do casamento da irmã.

Como Lina não aceitou a Ajuda de Aron de cara, ele começa a se fazer prestativo e confiável para ela. Ele começa ajudando ela na preparação do evento e ela sem entender o motivo (nessa parte eu já desconfiei que ele estava interessado nela).

Lina segue sem entender muito bem o porquê ele está ajudando ela e o confronta, Ele por sua vez, então a chama pra um evento beneficente onde ele será leiloado e no ano antes rolou umas situações. Ele só precisa que ela ganhe o leilão pra ele não passar por tudo de novo. E então fizeram um acordo para se ajudarem.

E claro com essas coisas eles acabam se aproximando e ela finalmente aceita que ele vá com ela pra Espanha e com tudo que aconteceu ela e a amiga não conseguiram outra opção pra ir com ela. Mesmo descobrindo do namoro falso ele aceita ir.

Nas vésperas da viagem Aron é promovido e vira chefe de Lina! Ela fica desconcertada com a situação e fala pra ele que ele não precisa ir. Principalmente por ela não querer que o povo fale dela, já ele é chefe dela as pessoas podem maldar (como maldam na vida real)... Enfim, ela fica com medo de estragar a carreira dela se alguém sugerisse alguma coisa entre eles. Isso nem abala ele que se mantém firma ao compromisso feito e diz que vai mesmo assim.

“ Eu não faria joguinhos com o homem que seria promovido a chefe da minha divisão. Meu chefe. 

    Eu Jamais me colocaria de novo em uma situação pela qual já tinha passada, que tinha terminado tão mal. E somente para mim. Então. ainda que tudo aquilo fosse falso - tinha sido falso no sábado-, eu simplesmente não arriscaria. ”



E eles vão.

E com isso eles precisam fingir que estão apaixonados, para ninguém tratar a Lina com piedade nos olhos. Eles treinam algumas durante o voo e Lina percebe que ele se lembra de várias coisas que ela falou mesmo que não diretamente pra ele.
Durante as festividades (3 dias) rolam várias situações onde eles precisam "parecer íntimos" e com isso Lina começa a se sentir confusa de onde começa a farsa e termina a verdade. Percebe que Aron não é a pessoa que ela imaginava e até que ela pode ter sentimentos por ele. Que não sabe se são recíprocos ou se é imaginação dela.
Tem algumas cena desagradáveis com o Daniel (ex)...

“ ...Só que agora eu não estaria só arriscando minha reputação como mulher ou minha vida social, mas a credibilidade do meu trabalho e a minha carreira também. E a culpa seria toda minha.


Até que Aron se declarando pra ela, e ela começa a ficar confusa sobre ser verdade ou ser pelo acordo deles. Ela cede e eles ficam na bolha até voltarem pro trabalho.

E é claro que algumas pessoas falam dela (o que achei bem realista) e aí Lina já não quer mais ficar com Aron, mesmo não havendo impedimentos formais (o que não achei tão realista assim, pelo menos não nas empresas que trabalhei até então), já que afinal na empresa onde eles trabalham não tem política de relacionamento entre as pessoas que trabalham juntas.
No fim ainda processam/demitem o cara que começou a fofoca e Lina vai trás de Aron e eles ficam juntos.

                                                                              ***

E TÃO fofinho eles se apaixonando e depois ficando juntos.
só que eu pensei. isso só acontece em livro. 😢
Me identifiquei bastante pelo ambiente em que Lina trabalha. E também com a forma dela levar as situações.
E também com o fato de ter uma família imensa e calorosa "as vezes até demais"! rsrsrs'

Segue uma entrevista da Autora pra Capricho quando esteve esse ano na Bienal de SP: https://capricho.abril.com.br/entretenimento/entrevista-elena-armas-destaca-detalhes-de-uma-farsa-de-amor-na-espanha/


Sugestão de resenhas:
* https://www.psamoleitura.com/2022/07/resenha-uma-farsa-de-amor-na-espanha.html
* http://www.dicasdemalu.com.br/2022/06/resenha-uma-farsa-de-amor-na-espanha.html

Related Articles

0 comentários:

Postar um comentário

-

Popular Posts

Tecnologia do Blogger.